Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! A Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar.”Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar o candomblé de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda da Oxum

Seguidores


Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!


“O Candomblé não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho”.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Talismãs e Amuletos




Segundo Raymond Buckland, sortilégios são amuletos e talismãs usados para vários objetivos: riqueza, amor, proteção, etc.


Amuletos e talismãs são coisas diferentes:

Amuleto é um objeto natural, pronto, encontrado na natureza (sementes, crina de animal, penas, ossos, etc), e a ele atribuído poderes especiais e mágicos;

Talismãs é um objeto fabricado pelos homens, depois consagrado para o uso da magia (papel escrito com palavras, orações, símbolos, anéis com pedras e símbolos, etc).

Os Ciganos utilizam muitos Amuletos e talismãs para a sorte, saúde, proteção, amor e etc.

Além de os terem em suas Tendas, carroças, cavalos e carros, eles carregam sempre consigo numa “possothi”, que é uma bolsa, de variada tamanho, feita de tecido ou couro, muito bem adornada, que os ciganos usam pendurada no pescoço ou presa na cintura – aí carregam seus mais variados sortilégios mágicos secretos.




Sabe-se que são inúmeros esses objetos mágicos que utilizam na “possothi” 
e em suas vidas. Entre eles alguns são conhecidos:

*  Pele (seca) de cobra, para proteção de seus ataques;

*  Sementes de bardana para saúde (principalmente reumatismo);

*  Penas, sendo que cada cor tem objetivos diferentes;

* Varinhas, galhos de árvores, existe inclusive uma “varinha mágica” Kosh que, após polimentos, é decorada com símbolos inscritos e consagrada para ser usada como poder, força e proteção;

*  E ainda, sal, espelhos, lãs de carneiro, moedas, casco de animais, cascas de árvore, dentes de animais, imãs, fios com nós, inúmeros tipos de ervas, alho, enfim diversos tipos de matérias para variados fins mágicos;

Existem muitos talismãs que só os que “são dono do saber” podem usar e, consequentemente, só eles sabem o significado:


*  Os anéis mágicos, sempre com pedras em formato redondo como a lua, suporte de prata; as pedras negras e a face interna da jóia simbolizam a face oculta da lua - a outra face que todos podem ver, é incrustada de pedraria e decorada, disfarçando o significado oculto e mágico do anel.

*  A cigarra é muito usada em jóias, feita com matérias diferentes: ouro (símbolo solar), marfim, madrepérola, com simbologias de fecundidade, previdência, entre outros.

*  Há Talismãs feitos de ferro ou entalhados em madeira, sendo que cada tipo de madeira serve para tipos diferentes de sortilégios: a madeira macia para o amor e a riqueza; madeira de carvalho, nogueira e outras que são duras, para poder e proteção.

*  Outro símbolo usado é o da Serpente enrolada em espiral em torno de um grão de trigo. Significa a autoridade; a mulher que o leva é muito poderosa, e com a idade, se tornará a Phurí Dhieí.

*  As figas são um dos amuletos mais tradicionais usados pelos Ciganos. Afasta o negativismo, o mal- olhado e também são considerados símbolos da fertilidade.

*  A ferradura, pendurada numa porta com o lado aberto para cima, diz-se que pode captar boa sorte; se for virada para baixo dá azar, pois deixa escapar a sorte.

*  Moeda: símbolo da sorte, está presente em quase todos os rituais, para a cigana, representa sua realização, atrai energia positiva.

*  Colares e pulseiras de madeira, todo entalhado e feito a mão, já é feito e magnetizado com a energia direcionada para o objetivo a que se destina: amor, dinheiro, sorte, proteção.

Um fato importante além de toda confecção ou mesmo uso de qualquer talismã, é a consagração que é o ritual para a limpeza e energização para só depois ser usado, sempre levando em conta a fase da Lua, entre outros critérios.



Fonte de Consulta:
Ciganos, Mistérios e Magias por Rosalinda da Matta.

Veja mais explicações pelo Programa da Professora Carmen Romani que foi ao ar na Rádio Toques de Aruanda no dia 23/10/2012. Eu simplesmente AMEI!!



Obrigada pela visita e Volte sempre!!
Axé sempre em seus Caminhos!!!
Abraços!!

Alda d' Osun

Nenhum comentário:

Orixás

Orixás

Agradecimento


click to create your own


”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”


Postagens populares