Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! A Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar.”Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar o candomblé de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda da Oxum

Seguidores


Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!


“O Candomblé não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho”.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Data comemorativas dos Orixás




Vamos comemorar nossos Orixás? Mais qual é o dia do meu Orixá? Quais são os Orixás que se comemoram esse mês? Pensando nessas perguntas revolvi montar um calendário especial para poder comemorar na data certa.

Nota-se que a data que se comemoram os Orixás bate com a data de alguns Santos Católicos. Conhecendo bem as características e atributos de cada Orixá e conhecendo os Santos, perceberá as razões que levaram ao sincretismo ou correspondência de cada Orixá com um determinado Santo Católico.

Por repressão no passado os negros eram proibidos de cultuar seus Orixás, por isso foram obrigados a usar altares camuflados com imagens de Santos Católicos, cujas as características correspondiam com seus Deuses, então colocavam em baixo desses altares os assentamentos dos Orixás dando assim origem ao sincretismo religioso. Hoje em dia, em algumas casas de candomblé rejeitam os elementos Cristãos e tentam deixar o candomblé mais puro, baseado apenas nos elementos africanos.


Janeiro

20 – Oxossi / São Sebastião (Frutas)

Fevereiro

02 – Iemanjá / Nossa Senhora dos Navegantes (Manjar Branco e Peixe Cozido)
Carnaval e Quaresma – Tempo do Exu do Orixá

Abril

19 – Logun Edé / Santo Expedito
23 – Ogum / São Jorge (*Feijoada)

Maio

13 – Pretos Velhos (* Feijoada, Bolo de Fubá, Café)
24 – Santa Sara Kali (Padroeira do Povo Cigano)
30 – Obá / Santa Joana D’arc

Junho

13 – Exu / Santo Antonio
24 – Xangô / São João Batista

Julho

26 – Nanã / Sant’Ana

Agosto

24 – Oxumaré / São Bartolomeu

Setembro

27 – Ibeji / São Cosme e São Damião (*Doces)

Outubro

5 – Ossaim / São Roque

Novembro

02 – Finados (em algumas casas comemoram-se Omolu) (*Pipoca)

Dezembro

4 – Yansã / Santa Bárbara (*Acarajé)
8 – Oxum / Nossa Senhora da Conceição (* Omulucu)
13 – Ewá / Santa Luzia
17 – Omolu / São Lázaro
25 – Oxalá / Natal (*Canjica)
31 – Iemanjá (*Presentes)

* Oferendas para os Orixás


Obrigada pela visita e Volte sempre!!
Axé sempre em seus Caminhos!!!
Abraços!!

Alda da Oxum

Nenhum comentário:

Orixás

Orixás

Agradecimento


click to create your own


”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”


Postagens populares