Cultuados pela igreja católica no dia 26 de setembro e na umbanda no dia 27 de setembro, os dois santos dedicaram suas vidas em função dos necessitados, recebendo o pseudônimo de "médicos de Deus" Seu dia é comemorado fazendo se uma festa, doando doces, balas e presentes e o famoso caruru (comida típica baiana) às crianças carentes.
Por isso neste mês mais do que nunca vale a pena pedir a ajuda desses dois santos poderosos para receber uma graça e ou celebrar a memória de quem renunciou suas vidas em benefício de outros. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio,e há relatos que dizem que eram originários da Arábia.Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus". Por não receberem nenhum dinheiro em troca, receberam o nome de anagiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Também foram chamados de "santos pobres". A partir do seu quinto milagre foram chamados de médicos e receberam o título de patronos dos cirurgiões. Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos ajudando criancinhas necessitadas.
São muito cultuados pelo povo fluminense, baiano e no resto do Brasil também, tendo suas promessas estendidas por sete anos é muito comum fazerem a festa da mesa onde sete crianças ou múltiplos de sete (quatorze,vinte e um...) sentam se ao redor de uma mesa farta para comer diversos tipos de doces, cajuzinhos, maria mole, doce de leite, etc e o famoso caruru e receberem presentes.
Viva São Cosme e Damião!
Oração
Oh!São Cosme e Damião, vós que perdestes a vida pelos que necessitam de amparo. Vós que dedicastes toda existência ao bem, valei me neste instante de provação. A vós imploro que me ajude a conseguir essa graça (Fazer pedido) em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Rezar 3 pai Nossos e 3 Ave Marias.
Abraços!
Alda de Oxum
Nenhum comentário:
Postar um comentário