Os Pretos Velhos são
trabalhadores de orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência da
irradiação do Orixá para quem eles trabalham. Essas diferenças são evidenciadas
na incorporação e também na maneira de trabalhar e especialidade deles. Para
exemplificar, separaremos abaixo por Orixás:
Pretos Velhos de Ogum: São mais rápidos na sua
forma incorporativa e sem muita paciência com o médium e às vezes com outras
pessoas que estão cambonando e até consulentes. São diretos na sua maneira de
falar, não enfeitam muito suas mensagens, às vezes parece que estão brigando,
para dar mesmo o efeito de “choque”, mais são no fundo extremamente bondosos
tanto para com seu médium e para as outras pessoas. São especialistas em
consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando segurança para aqueles
indecisos e “medrosos”. É fácil pensar nessa característica, pois Ogum é um
Orixá considerado corajoso.
Pretos Velhos de Oxum: São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é “chocar” e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto Velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. Às vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa.
Pretos Velhos de Xangô: Sua incorporação é
rápida como as de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas
de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e
realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante
de seus médiuns e consulentes.
Pretos Velhos de Iansã: São rápidos na sua
forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita
paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida, pela força
da natureza que os rege, e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade
de assuntos com os quais ele trata, devido à diversidade que existe dentro
desse único Orixá. Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança
rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar
diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até
espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É
limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou
espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram
com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas.
Pretos Velhos de Oxossi: São os mais brincalhões,
suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Pretos Velhos geralmente
falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: A de
receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros,
banhos e compressas, defumadores, chás, etc… São verdadeiros químicos em seus
tocos. – Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior “químico” –
Oxossi.
Pretos Velhos de Nanã: São raros, sua maneira de
incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada.
Enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda.
Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium
quanto do consulente, e pessoas à volta como: cambonos e pessoas do terreiro em
geral e principalmente do pai ou da mãe de santo. Cobram muito do seu médium,
não admitem roupas curtas ou transparentes. Seu julgamento é severo. Não admite
injustiça. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de “moral fraca”.
Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa
casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É
difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou
seja, não são muito abertos à negociação no momento da consulta. São
especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso carma,
pois isso sem dúvida é a sua função. Atuam também como os de Yansã e Obaluaiê,
conduzindo Eguns.
Abraços
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