Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! A Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar.”Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar o candomblé de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda da Oxum

Seguidores


Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!


“O Candomblé não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho”.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Senhor dos Caminhos




O temível e temperamental Senhor das Guerras, Ogum era um homem competidor e autoritário. Impetuoso e Justiceiro, eleva a honra como ponto principal da Vida.

Na sua história Ogum é o homem que deixa a casa de Oxalá, envolvido em batalhas, chefiando o exercito da Terra de Ifé. Invadia e saqueava reinos vizinhos, aumentando assim seus dominós. Conquistou e dominou a Terra de Irè e colocou um dos seus filhos para governar e saiu novamente em batalha, ao retornar na cidade acontecia uma celebração e ninguém podia falar.

Ogum desconhecendo o comportamento do povo que havia deixado naquele lugar, achou que não estava sendo reconhecido e ficou enfurecido. Numa explosão de violência, passa a matar alguns habitantes.


Arrependido, reconhece seu erro, após saber o que estava ocorrendo, e decide que não merecia viver mais. Aponta sua lança para o chão, e abre um enorme buraco e afunda pela terra adentro. Antes, porém pronuncia algumas palavras que dizia em todas as batalhas. E foi ai que o guerreiro, o poderoso guerreiro, torna-se Orixá.

As palavras ditas por ele só podem ser usadas num momento de perigo, pois se faladas em vão Ogum aparece e, não encontrando o inimigo, lançara sua fúria sobre quem o invocou.

É o Orixá que criou o ferro, metal firme e vigoroso, comparável à sua personalidade.

Foi quem ensinou o homem a fazer ferramentas agrícolas para lidar com a terra e diante da indefesa do homem perante os animais selvagens, Ogum também ensinou o homem a fazer armas de guerra. Por essas razões, Ogum que é conhecido como o Orixá Defensor dos Agricultores, do Homem do Campo e dos Soldados, principalmente os que estão em batalhas. Também reconhecido como Orixá das Estradas e das Encruzilhadas, junto com seu irmão Exú abre e protege os caminhos das pessoas em locais perigosos.

Foi o primeiro marido de Yansã, que abandonou para viver com Xangô. Yansã se sentia sozinha e desprezada, pois Ogum vivia constantemente envolvido em suas batalhas.

Ogum é o primeiro a ser saudado nos barracões, logo depois de seu irmão Exú.


Abraços
Alda da Oxum

Nenhum comentário:

Orixás

Orixás

Agradecimento


click to create your own


”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”


Postagens populares