*Algumas dicas
para serem ou não seguidas, isso é você que vai determinar se será bom ou não
para seu barracão ou terreiro, imprima e coloque em quadros de avisos ou distribua
entre seus filhos de santos e irmãos.*
Conforme o tempo vai passando, algumas coisas
tendem a se perder por nossa memória; porém, existem determinadas significações
que jamais devem ser esquecidas, já que consistem em ações básicas de nosso
quotidiano, e o ao se perderem poderiam até mesmo fazer com que você não
compreendesse o verdadeiro sentido de alguns fatos que fazem parte do nosso dia
a dia. O esquecimento ao qual nos referimos acontece por causa do que
costumamos chamar de “rotina”, pois quando passamos a fazer algo com muita
constância, este passa a crescer dentro de nós, evoluindo os seus ensinamentos,
e nos levando ao conseqüente encobrimento daqueles que foram os ensinamentos
básicos, as raízes que nos sustentaram até então. Por isso agora, relembremos
algo que vem lá do inicio de tudo que conhecemos, os significados dos
principais rituais que nela se realizam contidas numa única Gira, e que por
acontecerem tão freqüentemente, são facilmente desapercebidas.
Templo
Local, local onde Zelador de Santo (Pai
espiritual), filhos, irmãos e simpatizantes, entra em comunhão com Deus
Criador, com os Orixás e com os mentores espirituais. É Nesse solo sagrado que
recebemos; doamos e principalmente aprendemos a Amar, Perdoar, resgatar, ajudar
ao próximo, sem distinção de cor, condições sócias. Que todos respeitem esse
solo, zelando pela limpeza, não só no aspecto material, mas também no aspecto
moral, pois só assim conseguiremos estar mais próximo de Oxalá.
Zelador de
Santo (Pai Espiritual / Babalaô)
Babalaô ou Pai Espiritual é o responsável pelos
filhos, o templo, cuidar dos Orixás, fazendo as firmezas do terreiro e cuidar
da coroa de cada um que foi entregue a ele por confiança. É ele que cuida da coordenação
de todo o trabalho para que os mesmos não tenham problemas observando tudo ao
seu redor, e que muitas vezes falto o tempo para dar atenção a todos os filhos,
ficando a cargo dos Pais Pequenos o desenvolvimento Mediúnico ajuda e auxilio
aos Médiuns quanto da incorporação e desincorporação, não esqueçamos que o
Babalaô é Pai, amigo, conselheiro, aquele a quem confiamos a espiritualidade,
que dispõe do seu tempo, às vezes da família para que cada filho cresça, não
esqueçamos irmãos que na figura do Babalaô e Pais pequenos existe seres humanos
que também tem seus problemas e suas vidas, estão irmãos vamos respeitar essas
pessoas que se doam para o nosso bem estar é o mínimo que devemos fazer.
A Preparação
para a Gira
Quando sabemos que em determinado dia ocorrerá uma
Gira, nós os filhos-de-santo devemos tomar algumas providências que com toda a
certeza nos ajudarão a se preparar para ela. Em primeiro lugar, a abstinência
alcoólica é obrigatória. Nunca devemos ir a uma Gira dedicada a Deus e aos Orixás
com sequer uma dose de qualquer bebida que seja, isso porque tal ato poderá
acarretar problemas sérios ao médium, que terá alguns dos seus sentidos
alterados e não poderá entregar-se por completo ao Pai, além de ser um
desrespeito a ele próprio. A carne vermelha deve ser evitada, pois lhe são
contidas certas energias que podem interferir no organismo do médium, seja ele
de incorporação ou não, dificultando assim o fluxo de energia positiva da
corrente e o reabastecimento de suas “baterias divinas”.
Quanto à abstinência sexual, ela deve ser efetuada,
não pelo sexo ser impuro como todos pensam, mas sim porque o ato ocorrido
consome grande parte da energia corporal, debilitando o corpo do Médium que não
poderá ser utilizado na sua plenitude devido ao cansaço existente. Por ultimo
lugar citamos o banho de defesa ou descarrego como se costuma chamar, e que
pode ser feito com cinco, sete ou nove Ervas Sagradas, ou o próprio sal grosso.
Este banho tem o poder de limpar e defender o corpo de qualquer negatividade que
possa nele existir, dando-lhe melhores condições para desempenhar o seu papel
nas Giras. Porém vale o lembrete de que o banho de defesa só é tomado após o
banho comum, sendo lavada somente à parte de abaixo do pescoço (pois a cabeça
pertence ao Santo de cada um), e deverá ser levemente enxuto deixando com que o
restante se seque no próprio corpo.
Para complementar essa preparação, deve também acender uma luz ao nosso anjo-de-guarda, pedindo a sua proteção para que tenhamos condições de nos entregar totalmente à Caridade.
Para complementar essa preparação, deve também acender uma luz ao nosso anjo-de-guarda, pedindo a sua proteção para que tenhamos condições de nos entregar totalmente à Caridade.
A chegada ao
Templo
Os dias que intercedem as Giras realmente demoram a
passar, e ao se rever às pessoas que tanto gostamos surge àquela vontade de
colocar todos os assuntos em dia. Isso de modo algum é proibido desde que seja
feita antes do ato de bater-cabeça e acontecer fora das dependências internas
do templo, pois dentro deste deve-se guardar o silêncio em respeito a Oxalá, e
aos Guias e Orixás que ali aguardando o inicio da Gira.
Hora de se
Entregar a Oxalá
Depois de colocar a roupa branca, chega à hora de
entregar-se ao Pai e realizar todos os rituais necessários a nossa segura
permanência dentro da Gira. Dentre esses rituais, o primeiro é o de
bater-cabeça, onde nos entregamos a Oxalá com o verdadeiro intuito de se
realizar a caridade com muita seriedade e consciência do ato que se praticará,
e o qual nunca devemos nos esquecer.
Abertura dos Trabalhos
Ao iniciar os trabalhos, já devemos estar
totalmente imbuídos no sentido de entrega plena aos entes espirituais, de modo
que à vontade de Oxalá seja feita e possamos mais uma vez cumprir nossa
obrigação. Para que fortificamos este sentimento, se faz necessário que a prece
de abertura seja sentida verdadeiramente, e não somente recitada. Temos
realmente que nos fazer ouvir por Oxalá para que este esteja presente durante
toda a Gira, nos ajudando a recarregar a energia gasta durante toda uma semana.
O mesmo é dito ao se bater-cabeça. Muitos não conhecem o significado deste ato,
que além de transparecer o nosso respeito a nossa humildade aos Orixás, também
é a demonstração da união e coletividade que são fatores essenciais a qualquer
templo que trabalhe em prol da Caridade.
Defumação
A firmeza de cada integrante da corrente de faz
extremamente necessária nessa hora, pois é ai que toda a negatividade que possa
haver se imiscuído dentre a corrente será varrida para fora do Templo, de modo
que não possa interferir no perfeito fluxo da Gira. Porem, se os Médiuns não se
mantiverem mentalmente firmes no propósito de bani-las, essas forças negativas
poderão oferecer maior resistência e até permanecer entre a corrente, podendo
atrapalhar assim aos rituais que se procederão.
Chamando os
Guias.
Esse é o momento que compõe a essência básica de
todos os rituais que o antecederam. É o momento em que os médiuns devem se
dispor realmente à Caridade, em amor aos seus Guias e entregando-se a eles de
forma que possam vir trabalhar e ajudar a si e aos que deles necessitam. Mas
são muitas às vezes em que somos perturbados por algumas dores ou determinados
problemas, e já achamos que não temos condições de deixá-los vir. Bem, esse
julgamento é um julgamento que cabe somente a Oxalá, que foi a quem você se
entregou quando bateu-cabeça, e aos seus próprios Guias que sabem de suas
condições, e não viriam se estas lhe faltassem. Portanto, não ligamos o nosso
Piloto Automático, e deixemos que os desígnios divinos cuidem de nós, pois DEUS
sabe o que faz, e cabe-nos somente à parte de nos entregarmos de coração, e nos
desligar de tudo o que acontece fora dali.
E quanto aos Médiuns que ainda não incorporam, que não incorporaram naquela Gira ou fizeram sua opção pela não incorporação, não pensem que foram esquecidos, pois cada um, dentro da sua função, seja de cambono, curimba, cantador, são de essencial importância, pois sem vocês os Guias não teriam condições de trabalhar. Portanto, estes devem manter em silencio e se dispor em ajudar naquilo que for preciso, e assim também estarão contribuindo para a pratica da Caridade.
E quanto aos Médiuns que ainda não incorporam, que não incorporaram naquela Gira ou fizeram sua opção pela não incorporação, não pensem que foram esquecidos, pois cada um, dentro da sua função, seja de cambono, curimba, cantador, são de essencial importância, pois sem vocês os Guias não teriam condições de trabalhar. Portanto, estes devem manter em silencio e se dispor em ajudar naquilo que for preciso, e assim também estarão contribuindo para a pratica da Caridade.
Irmão de fé:
Amar a “Deus”
sobre todas as coisas e ao teu irmão como a ti mesmo
Seres humanos imperfeitos que somos costumamos
sempre ver e perguntar o porquê de nossos problemas, a falta do perdão e do
amor ao próximo é as principais causas deles, aquele que não consegue perdoar
amarra-se ao outro por um cordão que não se quebra nunca, ficando ligados um ao
outro por toda uma vida, aumentando nossas limitações. Antes de julgarmos aos
outros devemos também nos questionar quanto a nossa conduta, para também não
sermos julgados, antes de darmos nossos julgamentos, vamos irmãos nos colocar
na vez daquela pessoa para sabermos se gostaríamos de saber que estão falando
de nós, vamos nos vigiar irmãos para não cometermos com os outros aquilo que
não gostaríamos para nós. Só quando alcançamos o perdão verdadeiro, aquele que
vem do coração é que crescemos tanto espiritualmente quanto materialmente,
deixemos de ser mentirosos, hipócritas ou vaidoso, vamos estender nossos braços
aqueles a quem precisam e deixarmos o egoísmo de lado. A vaidade pode acabar
com a própria espiritualidade do médium e quando ela aparece nunca vem sozinha,
vem sempre acompanhada da inveja e desilusão, lembremos sempre irmãos, nós
somos os únicos donos da nossa derrota, para combatermos esses maus que nos
acompanham, devemos sempre praticar a caridade sem sair pelo mundo daquilo que
fez e adotarmos Oxalá em nossos corações. Nós irmãos de fé, devemos nos
respeitar sempre como seres humanos, maridos, esposas, filhos para que a
amizade perpetua sempre dentro do terreiro. A intriga, inveja, desavença e a
preguiça não faz parte da nossa querida Umbanda, esta religião que não faz
restrição a nenhum ser encarnado ou desencarnado.
Normas
Define-se como área do terreiro o portão de entrada
ate o reino
Fica estabelecido que nenhum médium poderá fumar
dentro desta área, podendo fumar do portão para fora do terreiro, uma vez que a
área do terreiro é uma área sagrada e devemos respeitar nossos Orixás e nossas
entidades.
O médium devera trazer as ferramentas de trabalho
de seus guias, ou seja: charuto, cigarro, fumo, cachimbo e a bebida de cada
entidade. Deverá mostrar aos cambonos onde esta o material, para que quando se
fizer necessário, eles sirvam seus guias.
A equipe de limpeza devera chegar no terreiro antes
do inicio dos trabalhos para que aja tempo hábil de efetuar a limpeza e os
demais médiuns deverão chegar pelo menos 15 (quinze) minutos antes das gírias para
efetuarem a troca de roupas e fazer as respectivas firmezas.
Periodicamente todos os médiuns serão solicitados a
ajudar nos trabalhos de limpeza do terreiro, haverá uma escala, de acordo com a
disponibilidade de cada um.
Em caso de atraso, não entre na gira sem o
consentimento do Babalaô, na ausência pedir a autorização do guia chefe, na
ausência deles pedir autorização aos Pais Pequenos.
Nos dias de Festa aos Orixás ou entidades os
horários dos trabalhos serão flexibilizados em função da demanda de visitantes.
É necessário que todos os médiuns saúdam a
tronqueira quando entrar no terreiro.
Antes de pisar na parte coberta do terreiro é
importante saudarmos o solo pertencentes aos Orixás, fazendo o sinal por
Olorum, por Oxalá e por Ifá, afinal quando entramos em qualquer casa pedimos
licença para entrar e por que não pedirmos licença aos nossos orixás.
Após a troca de roupa, a feituras das respectivas
firmezas, cada médium deverá se posicionar para o inicio dos trabalhos.
O templo é um lugar sagrado, e como tal devemos
respeitá-lo, começando a chamar nossos irmãos pelo nome, muitas vezes tratamos
nossos irmãos com desdenho chamando ele pelo apelido, não nos esqueçamos que
ali estamos nos doando para recebermos nossas entidades assim como elas também
merecemos respeito, portando segue como norma, fica terminantemente proibido
chamarmos nossos irmãos pelo apelido.
Todos os Médiuns quando da desincorporar deverá
guardar e lavar os instrumentos usados (copo, cuia, xícara, etc).
Obrigações dos
Cambonos
Caso algum guia peça algum material, pergunte a que
se destina.
Procure ter a mão os pertences do Guia que estiver
trabalhando.
Obrigações
dos Ogans
Zelar pelos atabaques.
Cuidar e guardar sempre em lugar de fácil acesso os
equipamentos de manutenção dos atabaques.
Acender vela, e dar água para os atabaques antes de
iniciar os trabalhos.
Nos términos dos trabalhos, guardar os atabaques em
lugar seguro, afinal o atabaque é o principal instrumento para chamarmos nossos
Orixás e nossas queridas entidades espirituais.
O atabaque só poderá ser tocado pelos Ogans e
pessoas habilitadas desde que autorizadas pelo Babalaô.
Abraços
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