“Certo que os Orixás comem o que os homens comem, porém,
recebem a seus pés, nos terreiros, comidas onde os modos de preparar, ao lado
dos saberes: palavras de encantamentos (fó), rezas (àdúrà), evocações (oriki) e
cantigas (orin) ligadas a estórias sagradas (itan), são elementos essenciais e
vitais para a transmissão do axé” – Vilson Caetano de Souza Junior
Dividir o alimento com os
deuses é ter a insigne hora de comer com eles, garantindo, dessa forma, a
presença dos Orixás em nossas vidas e da refeição em nossa mesa. Ao preparar as
comidas de santo, deve-se observar os tabus de cada um deles. Por exemplo, o
azeite de dendê nunca deve ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxóssi, o
carneiro não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Iansã etc. Os filhos
de santo devem observar todas as quizilas dos seus Orixás e, sendo parte do
Orixá, também não podem consumi-las.
A ijoyé encarregada de
preparar as comidas dos Orixás é a Ìyá Basé, um cargo outorgado apenas a
mulheres de grande sabedoria e respeito junto à comunidade. Ela é a mãe que
conhece todos os segredos da cozinha e que sabe que o principal ingrediente
para uma boa comida de santo, capaz de alcançar as mais altas dádivas, é o
amor.
O primeiro Orixá cultuado
também é o primeiro a comer, Exu ele come tudo que a nossa boca come, as
oferendas dadas ele mais comumente são os padês a base de farinha de mandioca
branca, combinada com azeite de dendê ou mel de abelha, água, bebida alcoólica
e acaçá vermelho feito com farinha de milho amarelo e enrolado em folha de
bananeira. em algumas ocasiões também são utilizados pimenta, cebola, bife e
moedas nas oferendas a este Orixá.
Nas oferendas a Ogum são
dados inhame assado com azeite de dendê e feijoada.
Oxóssi come axoxó feito
com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia
frutas e feijão fradinho torrado. As comidas devem ser colocadas sob o telhado
ou aos pés de uma arvore.
A oferenda dada a
Obaluaiê é a pipoca. Utilizando areia da praia para estourá-las e enfeitando
com fatias de coco.
Oxumaré prefere que sejam
dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra e
também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê.
Ossaim prefere acaçá,
feijão, milho vermelho, farofa e fumo de corda.
O acarajé de forma
arredondada com dendê é a oferenda consagrada a Iansã, mas também é do agrado
de Obá.
Obá também tem
preferência por um bolinho de nome abará que consiste em uma massa de feijão
fradinho temperado com dendê enrolado em folha de bananeira e cozido em
banho-maria.
O omolocum, feijão
fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos
cozidos e descascados é de Oxum.
Iemanjá prefere peixe de
água salgada, regados ao azeite e assados, milho branco cozido e temperado com
camarões, cebola e azeite doce, manjar com leite de coco e acaçá.
A Nanã é oferecido efó,
mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa.
O amalá pertence a Xangô.
O amalá (pirão de inhame) deve untar o fundo da gamela e sobre ele é colocado o
caruru decorado com pedaços de carne, camarões, acarajé e quiabo, doze unidades
de cada e enfeitado com um orobô. É válido lembrar que a oferenda deve ser
servida quente.
Oxalufã só aceita comidas
brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero.
O inhame pilado é
oferenda de Oxaguiã.
As comidas oferecidas a
Orixás Funfun, devem ser sempre colocadas em louças brancas.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário