Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! A Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar.”Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar o candomblé de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda da Oxum

Seguidores


Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!


“O Candomblé não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho”.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ogans e Ekedis




Nessa Postagem vamos falar de Iniciação/ Feitura de Ogans e Ekedis. Não é tão diferente, pode ser visto com olhos diferenciados. Visto que Ogan e Ekedi não é iniciado como Yawó, pois já tem 7 anos após iniciados e são considerados Sacerdotes (Bàbás e Iyás).

São geralmente pessoas escolhidas pelo Bàbálorixa/Iyalorixá ou pelo Orixá da casa, primeiramente são suspensos/levantados e após isso já devem se preparar para iniciação.

Visto que esses cargos não entram em transe, passarão pelos preceitos de um Yawó penas até certo tempo. Como por exemplo, o tempo de Kelê não é de 3 meses, é apenas 21. Tem casa que esse período é cumprido na Roça.

Será necessário ver qual orixá trará o Orunkó desses cargos, visto que não entram em transe. Pode ser o Orixá que os levantou.

Passarão pelo mesmo processo de raspagem, terá curas feitas e assentamentos, muitas das vezes até mais assentamento que um Yawó, sacrifícios, banhos…

Dentro do Runcó, além de aprender o que um Yawó aprende, esses cargos ainda devem ter que aprender o oficio dos seus cargos. Exemplo, ekedi a usar adjá e Ogan a Eborizar um atabaque. Aprendem bastantes coisas dentro do Runcó.

A saída pública desses cargos também são diferenciadas, tem a saída de branco em homenagem á Oxalá, em que se saúda os Axés da casa. Depois uma saída aonde virá o Orunkó, onde tosos Yawós viram em seus Orixás. Depois a saída onde receberá seu posto no terreiro. Recebe o seu cargo e os instrumentos necessários para esse desempenho (Exemplo: axogun recebe faca, búzios, obí…), um sapato, A Iyá/ Bàbá apresenta o iniciado aos presentes, etc… esse iniciado dançará com seu orixá (virados em outra pessoa), dando e recebendo axé da casa.

Para finalizar, o iniciado Ogan ou Ekedi sentarão em uma cadeira junto com seu Orixá ou a Iyalorixá e receberá as homenagens dos presentes no terreiro. Todos irão cumprimentar o iniciado. Ao final canta-se para oxalá. Tudo isso varia de casa para casa. O Ogan e a Ekedi mesmo já tendo 7 anos, ainda devem cumprir as outras obrigações de 1, 3, 7… (Anos).




Abraços
Alda da Oxum

 

Nenhum comentário:

Orixás

Orixás

Agradecimento


click to create your own


”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”


Postagens populares