Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os Animais e os Orixás




Temos a lógica de quando vemos alguém com uma tatuagem no corpo de uma cobra: pensamos logos... essa pessoa é de Oxumaré, quando uma pessoa só usa peixes, estrelas do mar ela é de Iemanjá ou até quem só usa borboletas sabe que ela é de Iansã.... Mas e os outros orixás... Qual é a relação deles com os animais?

Eu vi esse texto e quero compartilhar com vocês:

O homem sempre sentiu uma força animal dentro di si. Quando falo em animal falo de todas as espécies que não o homo sapiens. Os grandes mestres sempre disseram que temos um animal dentro de nós. Os chamãs, por exemplo, em seus rituais, sempre imaginam ou sentem a força de animais selvagens com energias fluindo fazendo o corpo vibrar. Como por exemplo, um logo, uma onça ou uma ave. Veja que a águia faz parte da bandeira de vários países. Como também na Bíblia, temos muitas citações em relação aos animais principalmente na ritualística sagrada. Não é a toa que os animais sempre fizeram parte dos altares de todas as religiões.

Eram sempre usados vários tipos de animais em rituais, especialmente os sacrificais. De certa forma o sacrifício de Cristo, é um ritual mais evoluído das praticas ritualísticas de todos os tempos, que empregavam os sacrifícios de animais em oferta aos deuses. No Candomblé, por exemplo, existe o uso em rituais usando vários tipos de animais. Vemos que no Egito os deuses eram vistos com aspectos de animais, ou com caras, olhos, bocas, chifres e até totalmente em forma de animal. Também foram desenvolvidas diversas formas de lutas marciais que empregam o movimento dos animais na arte da luta. Como por exemplo, o Kungfu, a Capoeira e muitas outras.

Uma outra coisa muito profunda é a simbologia do Zodíaco de vários povos que sempre empregou a imagem de animais, para simbolizar o signo do nativo nascido num certo período. E até mesmo a elaboração do mapeamento do céu usou a forma animal para nomear a maioria das constelações. Isso porque o ser humano sempre capta essa forma animal no sagrado.

Vemos que até mesmo no sexo, o homem usa muitas posições no ato, inspirado na posição usada por animais. E olha que tem umas que é preferência por unanimidade! Até mesmo o Evangelho nos mostra a ação do Criador descendo sobre Jesus em forma de pomba. Como também visitando Moisés em forma de águia. No fundo sabemos que cada ser humano tem um animal dentro de si. Sendo que uns tem total controle sempre ele e outros não.

E assim também cada orixá tem seu animal preferido, como Ogum que está sempre ligado ao cavalo, como também na Umbanda-Astrologica pelo signo de Áries ligado ao Carneiro. E assim por dia te. Descubra qual animal mais mexe com sua natureza, meditando, fazendo uma reflexão dos seus atos e de suas emoções. Também que seu signo age internamente dentro de você, saiba que um ariano tem mais iniciativa para a guerra, um escorpiano mais iniciativa pra vingança e assim se segue. Sabendo no entanto que tudo pode ser amplificado, minimizado ou até anulado dependendo das configurações gerais do mapa.

Segundo as Escrituras a desgraça do homem sempre veio em simbologia animal. Primeiro a Serpente tenta ao casal no paraíso. Depois temos a adoração de um bezerro de ouro pelo povo no deserto e muitos outros fatos ligados ao demônio com ligação com o simbolismo animal. Como por exemplo, uma legião de demônios que foi tirados de um homem e colocando em porcos por Jesus. Mas, também temos a citação do Salvador simbolizado como um Cordeiro Divino, o Leão da Tribo de Judá e a Pomba do Paraclito Santo, uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade. Então que cada um possa sentir a força de seu animal interno de forma positiva, como um tigre ou um leão como foi compreendido, nas forças vitais descritas por Sidharta o Buda.

Texto de Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

Então como podemos relacionar os animais com os orixás? Que eu saiba não existe uma relação especifica de animal com Orixá, mais sim existem imagens que representam ou imagens vendidas em lojas que fazem esse tipo de representação, ou seja uma lista de animais que energeticamente combina com o reino de atuação de cada orixá. São considerados amuletos de cada um deles e nada tem relação com os trabalhos realizados no terreiro. Vale como aprendizado de sabermos que nossa fé estar relacionada às forças da Natureza e que eles não poderiam ficar de fora. Então eu fiz uma relação que espero que gostem, caso saiba de algum diferente, deixe seu comentário e assim poderei divulgar para outras pessoas.

Ewá – Cobra


Exu – Gato / Galo



Ibeji – Coelho / Macaco / Andorinha / Papagaio





Logum Edé – Pato


Nanã – Rã


Ogum – Cavalo / Cachorro



Omulu – Cachorro


Oxalá – (Oxaguiãn / Oxalufã) – Pombo Branco / Igbi / Carneiro




Oxossi – Pavão / Faisão



Oxum – Peixes de Água Doce / Canário




Oxumaré – Cobra



Xangô – Tartaruga / Leão 



Yansã – Búfalo / Borboleta



Yemanjá – Peixes de Água Salgada / Estrela do Mar / Lagosta





Abraços!
Alda da Oxum

 

4 comentários:

Unknown disse...

olaa parabens eu gostei muito axeee

♥ Alda Sartori ♥ disse...

Obrigada Viviana!!
Volte Sempre!!
Axé sempre em seus caminhos!!

Abraços!!

Anônimo disse...

Muito bom gostei do artigo mas voce esqueceu dois orishas.
um nao pode ser esquecido de maneira alguma "OSSAIM"
e a segunda é a "OBÁ"
Mas parabéns ficou legal

Maria disse...

Olá! Gostaria de saber a qual orixá ou entidade pertence o rato?



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”