Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Datas Comemorativas – Dia 27 de Setembro


Dia 27 de Setembro - Salve as Crianças


Salve Ibeijada...
Salve Cosme e Damião

Na Umbanda, a falange das crianças são o símbolo da alegria, da paz e da pureza. Incorporadas em seus médiuns, trazem mensagens de incentivo, leveza e muita sabedoria. Com o sincretismo religioso, a falange das crianças na Umbanda está ligada aos santos católicos: São Cosme e Damião.

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos originários da Arábia da época do Imperador Diocleciano. Vinham de uma família numerosa. Estudaram Medicina na Síria, passando a praticá-la em Egéia, Cilícia e Ásia Menor. Os gêmeos se converteram ao Cristianismo e faziam curas através da oração. Associaram à Medicina, o poder da fé e da oração. Começaram com a cura de animais e depois, tratavam e curavam as crianças. Ficaram muito famosos por suas curas e não cobravam pelos serviços prestados. Viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. No entanto, essa atividade começou a chamar a atenção das autoridades. Havia eclodido a terrível perseguição de Diocleciano, por volta do ano 300d.C. 

O governo imperial ordenou a prisão dos dois médicos, acusados de inimigos dos deuses pagãos. Passaram por várias torturas, mas não negaram sua condição de cristãos. Foram condenados à morte e decapitados juntos com seus três irmãos: Antímio, Leôncio e Euprépio. Os corpos dos gêmeos foram transportados para Cairá, na Síria e depositados mais tarde numa igreja, que recebeu o nome dos Santos Gêmeos.

A festa católica de São Cosme e Damião é no dia 26 de setembro, com distribuição de balas e guloseimas para as crianças. Algumas pessoas fazem promessas para os santinhos e ajudam as crianças pobres com ofertas de doces e bolos. É um gesto muito bonito.

A comemoração na Umbanda é no dia 27 de setembro. Quem já não ouviu o famoso ponto de Umbanda de Cosme e Damião:


“Cosme e Damião, ô... Damião, cadê Doum?
 Doum foi passear no Cavalo de Ogum!"

Quem é Doum na Umbanda? Doum representa a criança na Umbanda além de representar junto com Cosme e Damião, a trindade. E, por esse motivo, Doum foi inserido no contexto dos trabalhos espirituais da Umbanda.

A festa das crianças no terreiro de Umbanda é muito alegre. Há distribuição de doces, bolos e refrigerantes. As crianças incorporam nos médiuns, trazendo mensagens de paz, otimismo e pureza. No entanto, a falange das crianças ainda sofre muitas deturpações. Algumas pessoas associam esses espíritos abnegados com as crianças desencarnadas. As crianças que morrem prematuramente não estão ainda preparadas para dar orientações ou mensagens aos filhos de fé. Não são as crianças desencarnadas prematuramente que baixam nos terreiros.

Sua representação como crianças é simbólica. Eles se adaptam à forma astral de crianças, para nos ensinar o valor da alegria, do início da vida e da pureza. Esses espíritos não precisam comer doces ou tomar guaraná. Depende do médium, agir com equilíbrio e bom senso quando incorporar espíritos da falange das crianças. Se eles são espíritos esclarecidos têm que se comportar como tal. Não precisam se lambuzar de doces ou mesmo lambuzar as pessoas. Podem através do médium, comer doces ou guloseimas, mas sempre com o objetivo de orientação e esclarecimento. Sempre agem com bom senso e equilíbrio. Geralmente, as balas e guloseimas distribuídas na festa de São Cosme e Damião na Umbanda, estão repletas de boas energias.

A festa de Cosme, Damião e Doum na Umbanda é muito bonita. O terreiro se enche de vibrações de alegria. É uma profunda renovação espiritual e esperança num mundo melhor.

No dia 27 de setembro, faça uma pausa para a reflexão. Seu comportamento tem sido como o das crianças espirituais da Umbanda? Você tem sido alegre, bem humorado e espontâneo? Por que não? Aprenda com a linda falange de Yori e o exemplo dos gêmeos, Cosme e Damião. Cultive dentro do seu coração, o Amor, a Bondade e a Pureza de sentimentos.


Abraços
Alda da Oxum

 

Nenhum comentário:



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”