Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fundamentos da Umbanda



A Umbanda esta fundamentada nos seguintes conceitos: RELIGIÃO, FILOSOFIA E CIÊNCIA

Sustenta-se sob três pilares: AMOR, FÉ E CARIDADE.

Como Lema: "A PRÁTICA DA CARIDADE É A NOSSA BANDEIRA"



RELIGIÃO: Crença em um DEUS ÚNICO, Zâmbi ou simplesmente Deus - Em sua benevolência e em sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e social.

A prática da caridade pura, com base no Evangelho de Jesus Cristo (Oxalá), o qual é o mestre supremo (ditado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas). Provendo a evolução moral do ser através de ensinamentos assistemáticos e posteriormente sistemáticos com bases no Evangelho Tratamentos Espirituais:

"A caridade é a base da Umbanda, e ela pode se dar por meio de auxílio e tratamentos espirituais".

1. Auxílio religioso com orientação e conforto espiritual nos princípios Cristãos.

2. Auxílio magístico com movimentação de forças da natureza em prol da criatura.

3. Cultos aos Sagrados Orixás como divindades, provendo a integração do ser às hierarquias Divinas.

4. Esgotamento e aceleração cármica do ser, através da conscientização e orientação.

5. Socorro espiritual aos inúmeros problemas físicos, espirituais (obsessivos e de ordem íntima).

FILOSOFIA: Com bases, nos exemplos das três frentes de trabalho do povo de Aruanda:

Preto-Velhos - Exemplificando a SABEDORIA COM HUMILDADE; 
Índios e Caboclos - Exemplificando a SIMPLICIDADE; 
Crianças - Exemplificando a PUREZA DE CORAÇÃO.

A base doutrinária de Nosso Senhor Jesus Cristo:

1. A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador, de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixás são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

2. O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá através das vidas sucessivas – a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento da criatura.

3. Existe uma Lei de Justiça universal, que determina a "cada um colher o fruto de suas ações", que é conhecida como Lei do "Carma" ou de "Causa e Efeito".

4. A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

5. A Umbanda possui uma identidade própria, e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles:

5.1 - Umbanda e Catolicismo são diversos, apesar do sincretismo, que teve suas raízes históricas.

5.2 - Umbanda e Espiritismo são diversos, embora ensinem as mesmas Grandes Leis milenares da Evolução, do Carma e da Reencarnação. O ESPIRITISMO e o UMBANDISMO como Doutrinas, embora se respeitem não se confundem, pois que são duas Doutrinas, ambas de conseqüências e direção filosófica e religiosa na mesma fé, mas perfeitamente distintas e individualizadas conforme a forma de trabalho prático. As questões de conceito científico, filosófico e religioso da UMBANDA TRADICIONAL, estão apoiadas na luz trazida pelos espíritos superiores através do ESPIRITISMO.

5.2.1 - O estudo científico, a fim de que possamos compreender e estabelecer as comunicações com os espíritos, bem como o estudo da mediunidade.

5.2.2 - A filosofia, com as mesmas indagações e respostas esclarecidas a luz dessa Doutrina.

5.2.3 - Religiosamente pratica o Cristianismo sustentado no amor, fé e caridade. Na prática de suas atividades, exemplifica a simplicidade e humildade trazida pelos espíritos condutores dessa tarefa junto à humanidade.

5.3 - Umbanda e Candomblé são diversos, embora ambos realizem o intercâmbio com os Planos Invisíveis, contudo a UMBANDA não realiza os sacrifícios de animais, nem usa sangue em seus trabalhos.

6. A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livro-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

7. A Umbanda não realiza em qualquer hipótese o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

8. A Umbanda não preconiza a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forças da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

9. Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimentos, consultas ou trabalhos.

"Quem cobra por serviço espiritual não é verdadeiramente umbandista".

  
Hino da Umbanda

J. M. Alves - composto para o IIº Congresso de Umbanda em 1961 e oficializado na 1ª Convenção do CONDU-Conselho Nacional Deliberativo de Umbanda em março de 1976


Refletiu a luz Divina
Em todo o seu esplendor
Vem do reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar
A Umbanda é paz e amor
Um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz
Avante! Filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá
Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá

Abraços
Alda da Oxum

 

Nenhum comentário:



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”