Muita gente dentro da vida de santo se entristece
e se rebela com o fato de não poder assistir certos fundamentos realizados
dentro de um Terreiro. Acham que estão sendo menosprezados, diminuídos, ou
mesmo humilhados por serem barrados pelo pai ou pela mãe de santo. Entretanto,
não tentam sequer entender o porquê de tal procedimento.
Mas, como alguém que ainda não passou por algumas
obrigações, podem participar da de outros?
Há terreiros em que um abiã não assiste feitura
de santo, quem tem 5 anos de santo, mesmo tendo seus Odus pagos em dia, não
assiste uma obrigação de Deká. Quem tem Deká, não assiste um Odú de 14 anos. E
só atinge a maioridade no santo, podendo assim participar de todos os
fundamentos realizados no terreiro de seu pai, com 21 anos. E é assim que tem
que ser! Assim acontece no Djedje.
As pessoas tendem a banalizar os rituais,
querendo estar somente por curiosidade ou por consideração ao filho que está
recebendo a obrigação. Não. Devemos respeitar os segredos, os roncós, os
fundamentos e principalmente reconhecermos nosso lugar no Kwe.
No Kwe do nosso pai, não importa se raspamos 500
oris, lá somos filhos. Somos Dofonos, Dofonitinhos, sempre. Somos Doné, Doté,
Megitó, em NOSSOS Kwes ;
nos dos nossos pais e mães, somos filhos. Sentamos abaixo deles, batemos adobá
e tudo o que lhes for de direito. Somos sujeitos às regras como todos os
outros.
Já assistir um toque e vi que as mulheres do
terreiro, muitas delas com mais de 20 anos de santo, todas com os pés no chão!
Nada de sandálias de salto, nada de orelhas enormes, nada de ostentações. Pés
no chão! É assim que eu quero ser quando crescer.
Respeito à hierarquia é uma qualidade dentro da
vida no Axé. Não nos esqueçamos nunca disso.
Se hoje temos livre acesso ao Candomblé, não
somos perseguidos pela polícia, se temos o direito de andarmos numa procissão à
Lissá na rua, devemos tudo isso aos nossos antepassados, nossos avôs, bisavôs,
aos mais velhos. E porque não lembramos disso quando estamos nos pés deles?
Abraços
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