NÃO ADIANTA TOMAR BANHO
PARA SE ESFREGAR NA LAMA, NÃO ADIANTA TOMAR EBÓ E CONTINUAR FAZENDO AS MESMAS
BURRADAS.
1º • São rituais que
visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor,
prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A
composição de cada Ebó depende da sua finalidade, e de seu odu regente, que é
mostrado pelo jogo de búzios.
Os seus componentes vão
desde bebidas a frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, óleo de
palma, louças, objetos de barro ou ágata... etc.. O que define o tipo do ebó é
o caminho em que ele é regido (odu) Ex.: Ebó de Ejionilé : é um ebó em que ira
retirar do individuo o destino que Ejionilé coloca sobre ele: brigas,
fofocas,intrigas, inveja, demandas, etc... Todo odu tem seu lado negativo e
positivo.
Nem todo ebó e regido por
odu. Temos por exemplo Ebó IKU: o ebó contra perigo de vida (ebó de morte)
2º • Ebó nada mais é do
que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns
dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de
comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa
ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.
Não adianta só oferecer
as comidas, o segredo está nas cantigas, e na receita, algumas podem ser
conhecidas, mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. Pode-se fazer ebó
para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde, ebó de prosperidade, o que
varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de
acordo com a determinação do jogo de búzios merindilogun.
No jogo de búzios
define-se qual orixá será oferecido o ebó, sendo que cada um leva seus
ingredientes especiais tais como: a canjica de Oxalá, a batata doce de Oxumaré
ou o inhame de Ogum. Há ainda aqueles ebós para afastar espíritos desencarnados
que ainda atrapalham a vida de alguns, chamado de ebó de Egun, e outros para curar
traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins, o ebó de
"susto" é para prevenir problemas no futuro.
Não são em todos eles que
ocorre a sangria de animais, pois há os chamados ebós brancos ou secos, nos
quais não é permitido qualquer sacrifício e os animais utilizados, geralmente
neste caso os frangos e galos, são soltos na natureza com vida.
Após o ritual do ebó as
folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo
ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida
para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito. As proibições
denominado de ewo são revelados, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo
de carne vermelha nem tão pouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus
sucos), a abstinência principalmente de praticas sexuais como também beijos e
abraços, fica proibido a ida a velórios, hospitais, cemitérios ou mesmo a
passagem sob arames farpados ou escadas, a bebida alcoólica é um verdadeiro
tabu.
O ritual é largamente
praticado em diversas casas e centros religiosos de candomblé e obtém elogios
pelos resultados obtidos por seus praticantes
São oferendas feitas para
Orixás, Odús e outras divindades para diversas finalidades, sejam elas feitas
para apaziguar algum problema, sejam feitas em forma de agradecimento de alguma
graça atingida, por alcançar algum objetivo ou simplesmente como forma de
agradar às divindades que se cultuam. O princípio do Candomblé baseia-se no
Ebó, nas oferendas propiciatórias obtendo a redistribuição do Axé e mantendo o
seu equilíbrio vital.
Abraços
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