Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia do Saci – Dia 31 de Outubro

Saci Pererê

Hoje comemoramos em todo o território brasileiro o “Dia do Saci”, que faz parte de nossa cultura brasileira. Existem diversas explicações para a sua origem, uma delas é que teria surgido entre populações indígenas e depois recebido à influência dos povos africanos, sendo então representado com uma perna só, com a pele negra, um gorro vermelho e com um inseparável cachimbo.

Bambusa Vulgaris (Dankó) Bambú
Seu arquétipo está associado ao de um menino, muito esperto e alegre, que está sempre disposto a realizar alguma traquinagem. Ele está a todo tempo pregando alguma peça em quem caminha pelas matas ou em casas próximas delas. Ele gosta de assustar os cavalos amarrando suas crinas, além de também esconder objetos domésticos. É muito famoso por assustar os viajantes à noite, assoviando pela mata, um assovio que ninguém consegue identificar de onde vem.. Dizem que quanto mais fraco for o assovio mais perto ele está..

Casa Branca do Engenho Velho 

 Embora suas brincadeiras possam deixar muitos de cabelo em pé, o Saci não é uma entidade mitológica má. Ele é apenas uma criança muito brincalhona. Um aspecto importante dessa entidade é que ele está associado ao conhecimento das matas, das folhas e seus mistérios. Segundo a crença popular ele conhece todo o tipo de remédio e bebericagem feita de folhas. Como guardião das matas todo aquele que penetra nas mesmas deve pedir a sua permissão, caso contrário irá ser perseguido com as suas traquinagens. A ele são oferecidos fumo de rolo e cachimbos... Ele adora! Segundo as lendas, o Saci nasce nos bambuzais (brotos), onde fica por sete anos. Depois disso ele vive mais 77 anos até morrer e virar uma orelha de pau (fungo).


Conhecer as histórias e lendas desse garoto peralta nos remete instantaneamente a duas figuras do culto aos orixás: Exú e Ossaiyn. Exú, que também vive para pregar peças e utiliza um gorro preto e vermelho. Exú é aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro. O sete é um de seus números... Exú se desloca com a velocidade do vento... Dizem que o saci caminha em cima de um redemoinho de vento...

Ossaiynsi Kekerê, O Saci Pererê

São muitas semelhanças, entretanto é na figura de Ossayin que encontramos uma identificação imediata. Ossaiyn é o guardião do segredo das folhas, um de seus orikis diz que ele caminha com uma única perna, pois a árvore onde se escondem as folhas possui apenas um tronco... A ele se deve fazer oferendas ao entrar nas matas, oferecendo muito fumo de rolo. Em seus assentamentos encontramos cachimbos, pois Ossaiyn adora fumar. A similaritude é tão forte que alguns pesquisadores chegam a afirmar que o nome Saci Pererê nasceu de uma expressão africana, Ossaiynsi Kekerê, que poderia ser entendida como “Pequenino filho de Ossaim”. Com o tempo ossaiynsi foi aglutinado e se tornou apenas saci.

Local  de Mistérios

 TEXTO ESCRITO POR  JONATAS GUNFAREMIM


Obrigada pela visita e Volte sempre!!
Axé sempre em seus Caminhos!!!
Abraços!!

Alda d' Osun


Nenhum comentário:



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”